Depois de alguma espera a quarta edição da Supercopa Desimpedidos teve início no dia 11 de setembro com uma grande novidade: o formato de jogos ao vivo, inédito na disputa, assim como o modelo de mata-mata. E a mudança se mostrou um sucesso, registrando recordes de audiência.

A mudança no formato foi também uma adaptação aos novos tempos que vivemos. Antes, a Supercopa era gravada em duas diárias, com os oito times divididos em dois grupos. Os times se enfrentavam dentro de suas chaves e os dois melhores classificavam para as semifinais e depois final.

Já em 2020, com a pandemia do coronavírus, que também obrigou o adiamento da competição, antes agendada para o final de março, a NWB e o Desimpedidos entenderam que o formato consagrado não caberia mais. Para evitar aglomerações, a saída foi realizar os jogos separados, cada um em uma diária, e com transmissão ao vivo.

Mais do que isso, o número de atletas e pessoas envolvidas na produção atrás das câmeras também foi reduzido. Todos, seja jogador ou não, que estiver trabalhando no dia, são testados com antecedência, garantindo segurança a todos. Apenas no momento da partida os jogadores estão liberados do uso da máscara, que é obrigatório em todos outros ambientes, inclusive no banco de reservas.

Sorteio e chaveamento

O primeiro episódio da Supercopa Desimpedidos 2020 na realidade foi ao ar no dia 8, quando foi realizado o sorteio dos times e o chaveamento. Nesse ano, foram quatro times brasileiros, São Paulo, Internacional, Cruzeiro e Flamengo, e quatro estrangeiros, Real Madrid, Juventus, Bayern de Munique e Arsenal.

Os times brasileiros ficaram de um lado da chave e os estrangeiros na outra, garantindo uma final entre Brasil x Europa. Os jogos foram realizados às terças e sextas, às 18 horas, sempre no canal do Desimpedidos no YouTube.

Os Jogos

A partida inaugural foi entre Real Madrid e Bayern de Munique. Com o 2 a 2 no tempo normal, o jogo foi decidido no shoot out. Emoção desde o início. O time bávaro acabou vencendo e passando para a semifinal.

O segundo jogo, entre Internacional e São Paulo, teve a primeira goleada, com o colorado vencendo por 5 a 0. O Arsenal bateu a Juventus depois e carimbou a vaga para a semifinal contra o Bayern. Na última partida da primeira fase, O Cruzeiro despachou o Flamengo.

As semifinais foram de tirar o fôlego. O Arsenal teve que suar muito para passar pelo Bayern no shoot out, garantindo assim a primeira final da competição para nosso Fredão. O adversário seria o Inter, que venceu o Cruzeiro em um grande jogo.

Mobilização Colorada

A Supercopa Desimpedidos chegou no futebol profissional em 2020. Com tanta repercussão, o Inter aproveitou o bom momento do time formado por Lucaneta, Igor Rezende e companhia e fechou uma parceria com a NWB.

Lucaneta e Vini comandaram, pelo perfil oficial do Internacional no Instagram, uma live com os outros jogadores do time, como Thor, Drico e Deivis Ortega. A torcida colorada abraçou o time e a interação com nossos atletas foi muito boa.

Além disso, o canal do Inter no YouTube também transmitiu as duas partidas da final contra o Arsenal.

Final e recordes

O clima para as duas partidas da final era o melhor possível, e isso foi refletido em campo em dois grandes jogos que contaram com a narração de Chicungunha, a voz do hexa, e comentários de Bolívia, o príncipe mascarado, além das reportagens em campo de Marília Galvão.

O primeiro acabou 3 a 2 para o Inter, o que obrigava o Arsenal a vencer o segundo para levar a decisão para o shoot out.

A expectativa era enorme e pôde ser vista pelos números. Ao longo da Supercopa, o Desimpedidos bateu três recordes de número de visualizações simultâneas. A partida derradeira esmagou todos os recordes. Alcançamos mais de 233 mil pessoas assistindo o jogo ao mesmo tempo!

A partida não decepcionou. O Inter saiu na frente, mas o Arsenal mostrou gana para virar. No último lance do primeiro tempo, Fred ainda desperdiçou a oportunidade de ampliar a vantagem em uma cobrança de shoot out.

No segundo tempo, ainda mais emoção e um jogo muito disputado. No final, o Inter conseguiu marcar, empatando o jogo e garantindo a taça. Fred teve que se contentar com a medalha de prata e ver sua irmã, Gabs Noah, ser campeã antes dele. Mais do que isso, como prometido, tatuou o nome de Lucaneta.

O Desimpedidos segue tendo apenas o Pezão como representante campeão da Supercopa, mas a edição desse ano mostrou que tudo é possível e que o formato ao vivo foi um sucesso. Agradecemos nossos parceiros, Clear, Rexona, EA e adidas pela confiança em apoiar mais esse projeto. Ano que vem tem mais!

Compartilhar

Autor Mario Henrique

Outros posts de Mario Henrique